segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Vivam os girassóis!

Sexta-feira, seis da manhã, participamos de um trabalho muito bacana. Pulverizar um preparado (da agricultura biodinâmica) num campo de girassóis. Junto com os primeiros raios do sol, ajudamos a dinamizar (mexer) o líquido, encher as bombas, aplicar na plantação.






Fez bem pra eles, e pra nós. Uma experiência prazerosa. E vida longa aos girassóis!

Ele é bailarino...

Eram 10 para as 6 e estávamos saindo de casa, quando ouvi gritos vindos de fora. "Meu deus, é um morcego!"

Sim, o simpático ratinho voador levara umas dentadas do Ziggy, nosso cão! Jogado como estava, de focinho no chão, achei difícil que ele sobrevivesse.

Atrasados, saímos, deixando o corpo ali...

Na volta, nem queria ver o bichinho... mas a Júlia se adiantou, revelando que ele estava vivo, e em outra "posição"! Fui espiar...


Dormindo, de cabeça para baixo, e num pé só!... Figura! Dormiu assim o dia todo e à noite voou.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Cura para todos os males

Certo dia amanheceram centenas de insetos na parede de fora, perto da janela do escritório, fazendo sua "casa própria". Mutirão de dar gosto! Será que são perigosos? Precisa tirar?? Era o que nos perguntávamos. Fomos questionar quem é da roça. A primeira pessoa que viu, falou: "Quer saber? Não é assim, não. Se vocês não mexerem com eles, eles não farão mal". A segunda assegurou que era melhor tirar. "Esse aí chama estrelinha. Quando ataca, não é um só, não. São muitos!"

Entramos na internet pra pesquisar. E o resultado:

Veneno de inseto vira analgésico

Pesquisa brasileira publicada no British Journal of Pharmacology destaca que substância extraída do veneno de marimbondo-estrela é até três vezes mais eficaz do que a morfina no controle da dor
16/8/2007
[...]

Faxina ao som de Rita Lee

3 da tarde. A casa imunda, eu sem faxineira. Meu deu um cinco-minutos! Catei vassoura, balde, e otras cositas más. Com coragem e gosto, lavei o banheiro. Descalça, mas usando luvas de borracha, esfreguei a valer o chão, o espelho, a "louça sanitária". Um banho!

Depois ataquei o outro banheiro, que foi um pouco mais rápido.

Mas... quando cheguei na sala e vi, pela janela, o sol ardendo por trás das nuvens de chuva, não tive dúvida: coloquei o CD Fruto Proibido da Rita Lee e abri uma lata de Bohemia.
Foi a melhor faxina da minha vida.

Bolo quente com café

5 da tarde, o monitor do computador ofuscando minha vista, as costas doendo, a barriga vazia. O quê? Olhei pela janela e a tarde estava meio nublada... Não tive como me segurar: procurei a receita do bolo de fubá que havia recortado do jornal e rumei para a cozinha.
Separei os ingredientes, a batedeira, untei a forma de furo no meio. Fui fazendo tudo com capricho. O queijo minas, eu ralei no final, e, misturando a massa com a colher de pau, pressenti que ia ser bom...
Depois de 40 minutos no forno, dei uma espiada: começando a dourar. Então, comecei o café.

15 minutos depois, estava eu sentada em frente à janela, olhando o horizonte, e me deliciando com uma iguaria caseira: bolo de fubá quente com café passado na hora. É bom demais! Comi três pedaços.

Voltei ao trabalho com uma disposição fora do normal, um bom humor, uma alegria!