segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O que você anda mastigando??

Você já parou para pensar que seu corpo é o resultado da comida que você anda mastigando? Que a comida é parte do seu corpo?
Eu acredito que a comida nos compõe não só materialmente (no nível de moléculas, nutrientes ou sais minerais), mas também no nível da energia. Ah, você não acredita nisso? Não precisa acreditar: é só observar!
Algumas pessoas não entendem por que temos, aqui em casa, feito de tudo para comer alimentos orgânicos. Por que, se não tem variedade? Por que, se são mais caros? Por que, se são miúdos? Muitos tabus...
Bem, eu diria, porque o alimento não é só sua "aparência": é também a energia envolvida ou mobilizada em sua produção; é sua vitalidade; é sua qualidade enquanto fruto do trabalho humano e das forças naturais.
Qual a diferença entre um milho geneticamente modificado, produzido em grande latifúndio, a custa de sementes compradas do mesmo fabricante do pesticida que deve ser usado para que ele cresça, enorme e "atraente", num processo que contamina o solo, que visa a menor perda possível e a maior produtividade, além de explorar a mão de obra usada e gerar altos lucros a poucos grandes grupos e - por outro lado - um milho produzido numa propriedade pequena, junto de outras espécies vegetais, cultivado por membros de uma família ou comunidade que acompanha seu processo, esperando o dia certo de colhê-lo para ofertar à alimentação humana, sem uso de venenos, evitando a contaminação do solo onde se planta e do lençol freático que nos abastece com água potável?? A diferença parece desprezível? Além disso, esse milho pode ser menor e oferecer maior quantidade de nutrientes que outro, convencional. (Menor tamanho e mais alimento; menos quantidade e mais nutrição.)

E o que você me diz de um maço de brócolis que, ao manipular, se revela cheio de ovinhos e pequenas larvas? Uma nojeira? Pois eu acho ótimo saber que existe vida ali, sinal de que o alimento em questão não foi "bombardeado" de agrotóxicos que podem contaminar meu organismo com metais pesados...

Aí as pessoas costumam dizer: "Ah, mas no meu dia a dia não há tempo para esse tipo de preocupação: assim vou ficar paranoico e não comer mais nada!" Bem, para quem não tem tempo de sair às compras, há iniciativas de cestas de orgânicos delivery!... Além disso, informação sobre a procedência do que comemos, cuidados com a saúde e preocupação com o ambiente não deveriam ser confundidos com "paranoia". Uma coisa é a pressão constante em que vivemos nas sociedades; outra é a reflexão, o senso crítico e o discernimento.
Atitudes que devem ser cultivadas, mas que não tem sido muito encorajadas por interesses de grandes corporações.

Sobre contaminação causada por agroquímicos:
http://www.scielo.br/pdf/pab/v35n7/1289.pdf
http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/tox.htm
http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/9/docs/a_dinamica_dos_agrotoxicos_no_meio_ambiente.pdf http://www.mst.org.br/sites/default/files/panfleto.agronegocio.pdf

Sobre agricultura orgânica/biodinâmica:
http://www.biodinamica.org.br/
http://www.organicosdamantiqueira.com.br/inicio.php

Orgânicos delivery
http://www.terranatural.com.br/
http://www.aboaterra.com.br/

Etc.
http://www.soniahirsch.com/
http://verdedentro.wordpress.com/
http://www.bairrodemetria.com.br/
http://www.docelimao.com.br/site/
http://www.cassiopeiaonline.com.br/pt/index.html

E para fechar com chave de ouro:



Namasté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário